Produções


3ª Etapa:


Astecas

Inicialmente, os Astecas, vindos do Norte, deslocaram-se para o centro do México. Fundaram Tenóchtitlán, uma grande cidade situada num lago, Texcoco, e dominaram outras tribos da região. Suas principais cidades foram: Teothuacán e Mitla.
Os Astecas eram guerreiros temidos e odiados, cobravam impostos muito altos o que lhes tornavam muito ricos.
Em termos religiosos, eles acreditavam que os deuses tinham morrido para criar o sol, os homens deviam retribuir-lhes com a "água sagrada" do sangue humano. Eles sacrificavam humanos, principalmente ao Deus da guerra, Huitzilopochtli. Alguns nativos tinham o coração retirado, para servir de oferenda ao Deus Tlaloc e para alimentar o Deus Huitzilopochtli.
Os cativos que eram sacrificados para Xipe Totec, eram esfolados vivos, e então, o sacerdote vestia a pele das vítimas para simbolizar renovação. O Deus-rei dos Astecas era Quetzalcóati.
Algo que destacou os Astecas, foi a construção de ilhas, onde a principal foi, Tenóchitihan.Eles a construíram lá, porque quando eles vieram para o México, eles vieram atrás de um novo mundo, seguindo as instruções dos deuses, que diziam que quando eles visem uma água pousada em um cacto com uma cobra no bico, seria lá. E foi o que viram em uma pequena ilha no lago Texcoco.
As ilhas também servem na agricultura, para alimentar
a população. Essas ilhas se chamavam Chinampas.
O rei asteca dividia o governo com a mulher serpente (que era um homem). O rei cuidava das relações externas e assuntos de guerra, enquanto a mulher serpente cuidava das leis da cidade, impostos, alimentos e construções.
Havia também um conselho de chefes para orientar o rei e a mulher serpente, o conselho era formado por quatro pessoas.
Os oficiais graduados eram os juízes e generais, os menos graduados eram os que governavam o povo do dia-a-dia.
Ingrid e Helena
Série: 7ª Turma: D