Autores

 

 


Um Mergulho ao Fantástico Mundo
das Lendas e Mitos

AUTORES:


Lenilda Rodrigues Pedrosa Galvão

Profa. de História das 7ª Séries
Paulo Henrique Costa Bandeira
Prof. de Artes das 7ª Séries

Relato de Experiência
Professora Lenilda Galvão

Acreditando que a aprendizagem baseada nas expectativas dos seus aprendizes é bastante frutífera, houve uma preocupação em buscar no universo dos educandos das sétimas séries um conteúdo que fosse atrativo, dentro da disciplina História e contextualizado com as suas necessidades educacionais.
Por isso foi realizado um levantamento de expectativas no que diz respeito ao tema a ser trabalhado.
Passada esta etapa, deu-se início ao processo de construção, agora com uma conotação diferente: a metodologia a ser empregada deveria utilizar não somente uma pesquisa bibliográfica, como era feita anteriormente, mas também uma pesquisa de cunho interativo, onde fosse estimulado o pensamento crítico e a produção criativa alicerçados no engajamento educador/educando rumo ao desenvolvimento educacional de ambos.
Como lidar com esta nova realidade?
A princípio, como tudo o que é novo assusta, constatou-se que era um desafio a ser enfrentado, pois se tratava de uma recente proposta pedagógica onde o educando passaria a utilizar a internet de uma forma correta, abolindo a prática de copiar e colar.
E como obter isto na prática?
A medida que o projeto ia sendo construído a surpresa foi imensa! O engajamento dos educandos era perceptível, bem como a satisfação em produzir o seu próprio conhecimento, uma vez que, tudo era confeccionado valorizando suas opiniões e julgamento.
Com isto chegou-se a uma conclusão: WebQuest proporcionou um clima de ensino-aprendizagem agradável e promissor, pois ampliou o universo de informações autênticas e atualizadas favorecendo a construção do saber por parte do próprio educando e ao mesmo tempo contribuindo para a visão do professor como facilitador do conhecimento e não detentor absoluto do mesmo.

Relato de Experiência
Professor Paulo Bandeira

"Sucesso é conseguir aquilo que você deseja; felicidade é gostar daquilo que você conseguiu."

Conseguiu realizar um trabalho interdisciplinar, com artes, história, geografia e inglês, onde o tema abordado dentro do folclore foi o das lendas e mitos, foi fenomenal trabalhar de uma maneira integrada.
O mundo atual caracteriza-se por uma utilização da visualidade em quantidades iniqualáveis na História, criando um universo de exposição múltipla para os seres humanos, o que gera a necessidade de uma educação para saber perceber e distinguir sentimento, sensação, idéias e qualidades.
O homem vive em constante transformação. Enquanto sujeito, ele investiga sua inteligência, buscando novas linguagens como veículo de expressão. Uma dessa nova linguagem é a cibernética, que integra muitas outras, como a visual, a sonora, a espacial, etc.
Deste universo virtual, os alunos realizam de maneira prazerosa suas atividades como um projeto ousado de pesquisa direcionada.
Com isso posso concluir que saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.


Oscar Correira da Silva Filho
Prof. de Inglês das 7ª Séries

Fernanda Lima
Profa. de Geografia das 7ª Séries


Colégio Marista de Maceió

Relato de Experiência
Professor Oscar Correia S. Filho

A história do Halloween afirma Em busca de algo que despertasse a curiosidade dos alunos partimos da observação daquilo que eles comentam, buscam e participam, percebemos que os mesmos organizam, aproveitam e valorizam o "Halloween", uma festa anual que é celebrada em diversos países e que tem suas raízes em países de Língua Inglesa sobretudo nos Estados Unidos. Percebemos haver encontrado uma forma de despertá-los para diferentes culturas e tradições daí possibilitamos aos mesmos um mergulho que remonta a uma tradição de 2.000 anos.
Procuramos trabalhar através de pesquisa, tradução de texto e ainda o conteúdo programático através de verbos e tempos verbais utilizando caça palavras e incentivando a criação de frases e a formulação de perguntas com as respectivas respostas.
A informática tornou-se uma aliada imprescindível sem a qual não obteríamos o sucesso que conseguimos. Os alunos debruçaram-se em seus computadores e apresentaram um resultado bem superior ao esperado não apenas nas respostas através do trabalho visível, mas também nos comentários em sala de aula e nos corredores, alguns dados na informática além daqueles que oferecemos e que agora participariam da brincadeira do "Halloween" que todo ano participam conhecendo profundamente sua origem, suas raízes e seus fundamentos.
O trabalho com o WebQuest facilitou sobremaneira o nosso objetivo agilizando a pesquisa, oferecendo diferentes fontes para a mesma e fazendo com que os educandos buscassem se aprofundar por conta própria em um assunto que os mesmos conheciam apenas superficialmente e que agora possuem condições de se pronunciar a respeito, julgar e criticar emitindo suas opiniões e fazendo o seu próprio juízo de valor.

Relato de Experiência
Professora Fernanda Lima

O trabalho interdisciplinar Um Mergulho ao Fantástico Mundo das Lendas e Mitos" foi mais um desafio para o uso da ferramenta multimídia com o WebQuest.
O webquest foi um importante aliado para a realização deste trabalho que envolveu as áreas de humanas como: história, geografia, artes e inglês; com o objetivo de resgatar o folclore na figura das lendas e mitos além conhecer as raízes culturais e artísticas da sabedoria popular brasileira e norte-americana.
Cada disciplina ficou incumbida de planejar e executar uma tarefa.
História e inglês ficaram responsáveis pelo conhecimento em si das lendas brasileiras e norte americanas, jogos lúdicos; artes na confecção de desenhos referente as lendas escolhidas em história ou inglês. Geografia para elaboração da paródia referente a lenda selecionada em história ou inglês e montagem de um vídeo clip que culminaria em uma socialização dos trabalhos.
Especificando o trabalho de geografia a montagem de um vídeo clip veio depois de um palestra com o Prof. Levon Boligian. A idéia para elaboração do vídeo clip foi exposta em reuniões e aceita pelo grupo de educadores das disciplinas mencionadas acima. Agora viria a parte mais difícil a aceitação por parte dos educandos. Estes receberam como um grande desafio, alguns a princípio ficaram assustados, mas gostaram da inovação apesar da resistência de um pequeno grupo. Essa pesquisa teve a duração de um semestre.
A utilização do WebQuest se verificou da seguinte forma: para a
elaboração da paródia era necessário desempenhar as tarefas de história ou inglês; já os desenhos de artes ou coleta de fotos na Internet teriam de ser relacionada com a lenda escolhida.
Em toda a pesquisa o WebQuest mostra-se flexível, a partir do
momento que foi determinado um período para realização das tarefas. Foi percebido uma dificuldade em elaborar algumas tarefas. Mediante essa situação foi dado um novo prazo para a conclusão dos trabalhos. Uma vez detectada as dificuldades os problemas solucionados a pesquisa foi finalmente concluída .
De uma forma divertida mas investigativa houve um envolvimento
dos alunos que demonstraram ser criativos e críticos. Ao mesmo tempo possibilitou uma troca de conhecimento entre o educando e educador na busca do construção do saber face a nova ferramenta da multimídia a Webquest.