Introdução
Voltar
 


Introdução

Por que jogar Xadrez?

O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo apenas do futebol. É um grande impulsionador da imaginação que também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio.

Foi constatado que o xadrez desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória mostrando que a derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória o sucesso.

O xadrez é capaz de mostrar as conseqüências de atividades displicentes, que não tenham sido previamente calculadas e por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.

Aprender a jogar xadrez não é tão difícil quanto aparenta. É claro que para chegar entrte os melhores, assim como em todas as atividades, é necessário dedicação e estudo.

A invenção do jogo do xadrez já foi atribuída a Chineses, Egípcios, Persas, Árabes e, quem diria,a Aristóteles e ao rei Salomão. Porém a história não confirma tais lendas.

Ao que tudo indica, o xadrez surgiu no norte da Índia, durante os secúlos V e VI da era cristã.

Confira algumas informações coletadas na Internet pelo aluno Gilberto Neto da 7ª série.

Os alunos da 7ª série utilizarão o jogo de xadrez para iniciar o estudo sobre o plano cartesiano.