Introdução


 

Consumo Alienado

INTRODUÇÃO
O ser humano necessita de objetos exteriores para a sua sobrevivência e realizações. Por isso, os homens produzem, em sociedade, os objetos para o seu consumo; Consumir significa utilizar, gastar, dar fim a algo, para alcançar determinado objetivo.
A propaganda é um elemento fundamental das sociedades capitalistas, uma vez que é através dela que se cria nos indivíduos a necessidade de consumir coisas. Muitas vezes, a busca de lucros fáceis, a ingenuidade do consumidor, ou o desejo desenfreado de consumir faz com que as empresas transformem o mercado de consumo numa feira livre, um verdadeiro vale-tudo, onde o consumidor praticamente fica privado do direito de escolha e se sente na obrigação de atender aos padrões impostos pela publicidade, foi pensando na formação de consumidores conscientes que elaboramos este projeto com os seguintes objetivos:
1. Reconhecer que consumo e consumismo são conceitos bem diferentes e que o consumismo aumenta os danos causados ao meio ambiente.
2. Diferenciar o necessário do supérfluo e reconhecer que há uma relatividade entre as diferentes culturas e classes sociais.
3. Refletir e conhecer o brutal abismo socioecomônico que separam ricos e pobres no mundo inteiro (em especial o Brasil).
4. Despertar uma consciência nacionalista.
5. Desenvolver uma postura crítica como consumidor, reconhecendo os direitos e deveres.
6. Criar uma postura critica diante das mensagens publicitárias que introduzem ao consumismo.