SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso, capta informações do ambiente e as interpreta corretamente.
A coordenação é desempenhada pele Medula Espinhal e pelo Encéfalo, que foram o Sistema Nervoso Central.

-Neurônio: faz parte do Sistema Nervoso. Seu formato está adaptado a sua função, pois permite conduzir as mensagens do Sistema Nervoso, essas mensagens recebem o nome de impulsos nervosos. O neurônio apresenta:
*corpo celular: onde ficam o núcleo e a parte do citoplasma de onde partem os detritos;
*Detritos: são os vários prolongamentos;
*Axônio: prolongamento que ficam do lado oposto do corpo da celular.
*Axônio e detritos: neurofibras que conduzem os impulsos nervosos. Nem sempre as estruturas mais longas são os axônios e nem as menores detritos. Os axônio levam os impulsos nervosos para o corpo celular; os detritos trazem os impulsos nervosos para fora do corpo.

Tipos de neurônio:

-Neurônios sensoriais: trazem as informações dos órgãos dos sentidos até a medula espinhal u encéfalo. Possuem detritos longos e axônios curtos.
-Neurônios motores: levam a ordem da molécula ou do encéfalo que são executadas pelos músculos ou glândulas. Possuem detritos curtos e axônios longos.
-Neurônio de associação: estão presentes no interior de centros nervosos e fazem a ligação entre neurônio sensoriais e motores. Também chamados de neurônios de conexão.

Reunião de neurofibras = nervos
Nervos = constituídos de muitos axônios e detritos

*Sistema Nervoso Central :Encéfalo (fica dentro do crânio, o cérebro é uma parte do encéfalo) e medula espinhal (é um prolongamento do encéfalo que fica protegido no interior da coluna vertebaral).
*Sistema Nervoso Periférico: nervos cranianos (12)-relacionados ao controle da cabeça e pescoço; nervos espinhais (31) - ligam-se a medula espinhal.

Alguns músculos como das pernas, pálpebras... contraem-se voluntariamente, pois se não, não poderíamos nos manter em pé, fechar os olhos quando quiséssemos, etc. Porém, existem situações em que esses músculos contraem-se automaticamente sem a participação de nossa vontade. São os chamados reflexos. As repostas musculares sejam elas, voluntárias ou reflexos, são comandadas pelo encéfalo ou medula espinhal.
Quando tocamos um objeto o impulso nervoso caminha do seguinte jeito: as extremidades de um neurônio sensorial são estimulada pelo calor, elas deram um impulso nervoso. Este impulso caminha pelos dentritos, corpo celular e prossegue pelo axônio até a medula espinhal. Na medula o impulso passa do neurônio sensorial para o de associação e por fim, chega ao neurônio motor. Percorrendo esse neurônio, o impulso alcançará as células musculares do braço. Estas contraem-se e o braço é afastado da fonte de calor.
Importância dos reflexos: é importante que as mensagens nervosas sejam dadas pela medula espinhal, não pelo encéfalo, pois está mais próxima, caso contrário poderiam ser formadas queimaduras graves.

Encéfalo: a resposta consciente
A medula e o encéfalo estão ligados, por isso sentimos dor de queimadura quando nos queimamos. Para haver sensação de dor é obrigatório que a informação sensorial chegue ao cérebro. Isso é feito por fibras que sobem a medula.

Divisão do encéfalo:
Cérebro, cerebelo, bulbo. Os espaços ocos do encéfalo (ventrículos) são preenchidos pelo líquido cefalorraquidiano (líquor), também presente na medula espinhal.

-Cérebro: possui uma região importante o hipotálamo (possui centro de controle automático que regulam a quantidade de água no sangue e dos tecidos, entre outro), na qual existe uma glândula, a hipófise (lança no sangue diversos hormônios. Alguns deles são produzidos por ela mesma. O ADH é produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise).
É constituído de 2 partes, hemisfério cerebral direito e hemisfério cerebral esquerdo. A camada mais externa do cérebro é o córtex cerebral ou substância cinzenta. É rica em corpos celulares de neurônios. Abaixo dela encontramos a substância branca que é rica em axônios.
Funções:
*Receber as mensagens recolhidas pelos órgãos dos sentidos. Essa recepção é feita pelas área sensoriais do cérebro.
*Transmite impulsos (ordens) a músculos e glândulas. Ë desempenhada pelas áreas motoras.
*Interpreta, classifica e decido qual resposta deve ser dada as mensagens sensoriais. Elas são responsáveis por tudo que costumamos chamar de inteligência.

-Cerebelo: está relacionado ao equilíbrio e precisão dos movimentos. As ordens motoras nascem no córtex, mas é o cérebro que dá o ajuste nos movimentos. Quando se retira o cerebelo de alguns animais, ele ainda continuará se movimentando, mas de forma desconexa e com problemas de equilíbrio.

-Bulbo: é a parte inferior do encéfalo. Logo abaixo dele começa a medula espinhal. Ele controla o automatismo da respiração, regula a freqüência dos batimentos cardíacos e a secreção da saliva. É responsável também pelos reflexos da tosse e do espirro.

-Sistema Nervoso Autônomo (independente)
Uma parte de nosso sistema nervoso autônomo controla o automatismo de órgãos internos. Isso indica que alguns processos são controlados pelo sistema nervoso autônomo que é constituído por 2 grupos:
*Sistema simpático: que acelera os batimentos cardíacos
*Sistema parassimpático: retarda os batimentos cardíacos
Permitindo assim um ajuste do funcionamento do órgão.