LOCOMOÇÃO: OSSOS E MÚSCULOS

A locomoção é uma das características que mais diferenciam os animais dos vegetais. Os vertebrados dispõem de um sistema de locomoção eficiente, constituído de músculos e de ossos.
A diferença entre animais e vegetais pode estar ligada a locomoção. Pois os vegetais produzem seu próprio alimento (Autótrofos ) e os animais, não. Então, para conseguirem a alimentação precisam se movimentar e ter a locomoção, se ela não estiver no seu alcance.

O esqueleto humano

Nosso esqueleto é formado por ossos e cartilagens, ambos estruturas vivas. O esqueleto desempenha dois papéis importantes: sustentação e proteção do corpo.
O esqueleto sustenta o peso do nosso corpo. A ele estão ligadas as partes moles do corpo, como os músculos. Ele protege as partes mais delicadas do nosso corpo.
Os ossos são estruturas vivas. Em sua camada mais interna, medula óssea vermelha, são produzidas muitas das células do sangue. E eles são verdadeiros reservatórios de cálcio e de fósforo.
A rigidez e a resistência dos ossos estão ladas à sua composição. Os tecidos ósseos apresentam grande quantidade de substâncias minerais, tipo fosfato e cálcio, associadas a uma proteína chamada colágeno.

Tipos de Ossos:

Quanto à forma, os ossos têm três tipos diferentes: Chatos, curtos e longos.

Funcionamento das articulações:

As articulações são os encaixes entre os ossos. Podem ser móveis ou imóveis. Nos ossos do cérebro, por exemplo, há articulações imóveis.
Os joelhos são exemplos de articulações móveis. Os ossos se mantêm unidos por meio de estruturas resistentes, os ligamentos, que formam uma bolsa cheia de líquido lubrificante ao redor da junção.

-Tipos de movimento das articulações

Dependendo do tipo de articulação, os ossos podem efetuar movimentos de diferentes alcances.
O tipo de movimento depende do tipo de articulação existente entre os ossos:
- O tipo dobradiça: só permite movimentos para frente e para trás, como no caso do antebraço.
- O tipo encaixe: em que as extremidades de um osso têm a forma de uma bola e se alojam na cavidade do outro, permite movimentos em direções variadas.

Os ossos do corpo humano

Existe um eixo, constituído de cabeça, coluna vertebral e caixa torácica. A esse eixo estão ligados os membros superiores e os membros inferiores.

O Eixo do Corpo: Cabeça, Coluna e Caixa Torácica

Pode-se considerar como eixo do corpo o conjunto formado por cabeça, coluna vertebral e caixa torácica.
Na cabeça, identificamos duas regiões: o crânio e a face.
Os ossos da face são imóveis, com exceção da mandíbula.
A coluna vertebral protege a medula espinhal existente dentro dela, que é o prolongamento do encéfalo. A coluna é composta de vários ossos, chamados vértebras.
A caixa torácica protege o coração e os pulmões. Ela é constituída pelas costelas e pelo esterno, que é um osso chato existente à frente do peito.

Os membros superiores

Os ossos dos membros superiores permitem uma variedade de movimentos muito grande, incluindo os movimentos complexos das mãos.
O osso grande, chamado escápula, que fica na parte traseira do ombro. Ele se articula com o osso do braço, o úmero, possibilitando movimentos em todas as direções. No antebraço, há dois ossos: o rádio e a ulna.
A clavícula, que se liga à escápula e ao esterno. O carpo é constituído por oito ossinhos, os quais, em conjunto, formam o pulso. Os ossos do metacarpo formam a palma da mão, e as falanges são os ossos dos dedos.

Os membros inferiores

Os membros inferiores estão mais relacionados à sustentação do corpo do que à variedade de movimentos que caracteriza os membros superiores.
Os dois grandes ossos ilíacos estão ligados ao sacro, que é constituído por cinco vértebras soldadas. Em conjunto, os dois ilíacos e o sacro formam uma concavidade chamada pelve (ou bacia ).
Cada ilíaco está articulado com um fêmur, o maio osso do corpo humano. A tíbia e a fíbula formam a perna. O pé, por sua vez, é composto de tarso, metatarso e falanges, estas últimas nos dedos.

Os músculos esqueléticos

Os ossos representam a parte passiva do aparelho locomotor. Não são dotados de movimentos próprios, precisando ser puxados pelos músculos.

-Existem em nosso corpo três tipos de músculos:

- Os músculos não-estriados, ou lisos, que são responsáveis pelo movimento dos órgãos internos, como o estômago e o intestino.
- O músculo estriado cardíaco, também involuntário, responsável pelos batimentos do coração.
- Os músculos estriados voluntários, também chamados de músculos esqueléticos, que movem as partes de nosso esqueleto.

-Propriedades dos Músculos

Os músculos são contráteis, ou seja, podem encurtar. Eles também são elásticos, recuperam o tamanho depois de um movimento.
Para que um músculo se contraia, é necessário que ele receba um estímulo, causado pelos nervos.
O movimento dos músculos esqueléticos é transmitido aos ossos através de tendões, que são estruturas bastante resistentes.
Todo músculo recebe, além de nervos , grande quantidade de vasos sanguíneos, que trazem os açúcares e o oxigênio necessário à liberação da energia utilizada no movimento.

-Músculos Antagônicos

Cada movimento é realizado por um par de músculos.Dizemos que esses músculos são antagônicos, ou seja, que funcionam de forma inversa: enquanto um deles se contrai, o outro relaxa, e vice-versa.
Os músculos só podem movimentar os ossos quando se contraem, e não quando relaxam. Em outras palavras, os músculos puxam , porém não empurram.

Problemas de ossos e cartilagens

-Deformações da coluna vertebral
Devem-se com freqüência a posturas erradas durante a infância, como, por exemplo, o modo de sentar.
A cifose é a deformação da coluna com curvatura acentuada na região dorsal. No caso da lordose, a região lombar fica exageradamente curvada. A escoliose se caracteriza por uma grande curvatura lateral.

-Raquitismo
Nessa doença , os ossos não apresentam rididez suficiente. Assim, os ossos de crianças raquíticas chagam a deformar-se.

-Hérnia de Disco
Entre uma vértebra e outra, existe um disco cartilaginoso que amortece os choques. Em certos casos, quando um desses discos se achata excessivamente, pode ocorrer uma deformação na coluna vertebral.

-Fraturas
Ocorrem com os ossos devido a pancadas fortes ou a choques.

-Reumatismos
A palavra reumatismo indica normalmente problemas nas articulações, tais como dores e perda de flexibilidade. Trata-se de um problema diferente daqueles que ocorrem por acidentes, como entorses e luxações.
A artrite, por exemplo, é uma forma de reumatismo em que há inflamação ou até infecção nas articulações. Na artrose, um tipo de reumatismo crônico, ocorre um desgaste das cartilagens articulares.


volta