PELE: REVESTIMENTO DO CORPO

A pele reveste todo o nosso corpo. Ela se compõe de três camadas: a epiderme, a derme e abaixo a tela subcutânea.
As células da camada inferior da epiderme são capazes de se multiplicar. Então, novas células são produzidas e impulsionadas para cima. Na região externa , essas células morrem e formam uma camada de queratina, que é uma proteína impermeabilizante e que faz parte da proteção da pele.
Essa camada, é chamada de camada córnea, protege o organismo contra a perda excessiva de água e descasca constantemente.
Na derme há vasos sanguíneos, que nutrem não apenas a derme, mas, também as células epidérmicas. Os pêlos são inseridos na derme e suas bases são nutridas por vasos sanguíneos.
As glândulas sebáceas produzem o sebo, uma substância que lubrifica os pêlos. As glândulas sudoríparas, produzem o suor que é conduzido para um canal até a superfície da pele. A abertura externa desse canal é o poro. A derme tem , ainda, receptores sensoriais, que são pequenas estruturas que recolhem informações sobre pressão, frio, calor , dor e tato.
Na tela subcutânea há células adiposas, que armazenam gorduras.


Funções da Pele

Proteção: A pele funciona como uma barreira protetora entre o corpo e o meio ambiente. Protege-nos de microorganismos, desidratação ( através da queratina) e etc.

Regulação da temperatura: A pele tem a função manter a temperatura do homem constante e se há variação ela tem a capacidade de perceber e mandar pela sensação. O sapo, por exemplo, não tem essa capacidade.
Curiosidade: Se você colocar um sapo numa água quente, ele pula e não fica na água, mas, se você colocá-lo numa temperatura normal e começar a esquentar a água, ele ficará lá, parado, sem se mover, pois não percebe a mudança de temperatura.

Armazenamento: A pele armazena gorduras que podem ser utilizadas quando faltam nutrientes energéticos.

Sensibilidade: Através da pele captamos sensações como pressão, frio, calor, dor e etc.

Absorção: Apesar da impermeabilidade da camada córnea, ocorrem em pequena escala, trocas de gases entre o ar e a pele.