SANGUE: DEFESA DO CORPO

O sangue é um dos principais componentes para a nossa sobrevivência. No corpo de um adulto, há cerca de 5 e 6 litros de sangue. Ele é composto por plasma e células ( hemácias, leucócitos e as plaquetas ) .
Os componentes do plasma são : Água, Proteínas, Oxigênio , Gás Carbônico, Nutrientes ( Açúcares, aminoácidos, ácidos graxos, glicerol, vitaminas ) , Sais Minerais, Excretas ( uréia e amônio ) e hormônios.

Hemácias

São também chamadas de glóbulos vermelhos. Elas são células muito simples, não têm núcleo. Estão presentes em grande quantidade no sangue.
Pode-se dizer que as hemácias são pequenos sacos cheios de hemoglobina, que têm função de carregar oxigênio.
A hemácia tem a forma de um disco achatado e tem concavidades nos dois lados.
A hemácia desliza com facilidade, mesmo em vasos finos, como os capilares e sua forma favorece a absorção de oxigênio.

Leucócitos

São os Glóbulos Brancos. Eles são responsáveis pela defesa do organismo contra infecções. Eles têm núcleo, ao contrário das hemácias.
Há vários tipos de leucócitos, cada um tem uma função especializada.

Duas Funções Principais dos Leucócitos:

-Fagocitose: Alguns leucócitos têm a função de engolir microrganismos, esse processo é chamado fagocitose. E para realizar isso ele muda de forma. As regiões do leucócito que se estendem para alcançar o microorganismo recebem o nome de pseudópodes.
-Produção de Anticorpos: Alguns tipos de leucócitos fabricam substâncias especiais chamadas anticorpos, que ajudam a destruir os micróbios invasores.

Plaquetas e Coagulação

A coagulação é fundamental para a sobrevivência do ser humano. O coágulo funciona como uma rolha, que fecha os vasos sanguíneos rompidos e interrompe a hemorragia.
As plaquetas contêm uma substância especial que provoca a formação do coágulo. Quando ocorre algum ferimento, a plaqueta se rompe, e é liberada no sangue provocando a coagulação.
O coágulo é formado por células sanguíneas, envolvidas pelas fibras de uma proteína chamada fibrina.

Plaquetas

Coagulo

*Como fabricamos nossos anticorpos?

Todo microorganismo, seja ele um vírus ou uma bactéria, possui moléculas de proteínas e que normalmente não existem nos seres humanos. Essas moléculas biológicas são chamadas de antígenos.
Nosso organismo é capaz de detectar a entrada de antígenos e fabricar moléculas especiais que os desativem. Tais moléculas são os anticorpos, cada anticorpo é específico, ele reage contra um único tipo de antígeno.
O reconhecimento de antígenos por nosso sistema de defesa, seguido da produção de anticorpos, é um processo demorado.
Outro fator importante: o "aprendizado" para a produção de um determinado anticorpo precisa ocorrer uma única vez. Daí em diante, ele será fabricado rapidamente quando necessário.