Introdução |
I N T R O D U Ç Ã O
Historicamente, o Brasil é rico na cultura, agricultura, pesca, música, poesia e na tecnologia que avança consideravelmente. Baseado nessa riqueza, se faz necessário refletirmos as variadas situações existentes em nosso país. Nele, encontramos a luta de um povo forte, porém fragilizado pelas suas necessidades e dificuldades de sobrevivência. Daí, percebemos a questão do analfabetismo, a migração desenfreada, o desemprego, enfim, o desamparo social.
Fazermos, ainda, um parâmetro com a realidade de outros países, outros povos, e procuramos observar a diferença da assitência aos mesmos. Comparando os indicadores sociais, criamos questionamentos em relação ao que pode ser realizado no sentido de minimizar o sofrimento, e as limitações do nosso povo.
Mediante aos sérios problemas sociais que atigem o nosso país, sentimos a necessidade de colaborar através dos resultados das pesquisas propostas no projeto, com ações que possam efetivamente levar o nosso povo a uma qualidade de vida melhor.
O filme Central do Brasil apresenta a realidade de uma grande parcela dessa população brasileira.
Neste trabalho interdisciplinar, queremos sensibilizar os educandos para os contrastes exitentes em nosso país, a fim de que sejam capazes de serem agentes transformadores na sociedade em que vivem.