Principal

Tarefas
Conteúdo
Processo
Recursos
Orientação
Avaliação
Referência
Conclusão
Autores
Introdução
Destinatários

 

 

P R O C E S S O

A primeira etapa será realizada em sala de aula, onde todos os alunos terão conhecimento do que farão na informática, envolvendo a disciplina de Português.

Na primeira aula, já na informática, cada dupla irá observar os seguintes aspectos: a estruturação, os vários tipos de textos, as imagens e a diagramação. A cada observação realizada, as duplas devem fazer um registro de tudo que acharem interessante, traçando um paralelo entre os jornais que foram analisandos.

A partir da segunda aula, inicia-se o grande desafio: Cada dupla começa a produzir o seu próprio jornal. Em primeiro plano criarão o nome de sua empresa, levando em consideração a criatividade e o envolvimento com o projeto. Depois desta etapa, todos são editores e jornalistas que saem à caça de notícia. As duplas farão entrevistas com pais, professores, amigos e a comunidade em geral, para obter informações sobre os temas abordados no filme central do Brasil.

Farão também, outras notícias relacionadas ao dia-a-dia, à política nacional, à economia, à cultura, ao esporte, ao lazer.

Durante a execução das entrevistas e a produção das notícias, faz-se necessários o envolvimento e o interesse por todos os prblemas sociais retratados no filme.

No decorrer das aulas, as duplas também criarão manchetes, charges, cartuns, textos poéticos e um editorial (texto dissertativo expondo o ponto de vista da dupla sobre um determinado assunto que contemple o projeto e que tenha sido previamente escolhidos por eles).

Cada dupla terá o cuidado de produzir em suas notícias e reportagens, informações objetivas e precisas, baseando-se em dados da realidade brasileira em em suas respectivas estatísticas, por isso, é imprescindível o intercâmbio com outras disciplinas como geo-história.

As duplas devem empregar em suas notícias e reportagems uma linguagem informativa, objetiva, mas também, artística e expressiva que possa envolver o leitor emocionalmente. Nos cartuns e charges, devem usar a línguagem de uso diário, fachada, rica de expressão da norma popular.

Enfim, chegamos ao final. O momento agora é para revisar os textos produzidos e fazer algumas mudanças que são necessárias para que o jornal de cada dupla seja o mais criativo e o mais completo possível.

Professora Amara
7ª Séries