Voto e Cidadania

Momento de Planejamento: Equipe Técnica
e professora de História das 8as Séries

Professora Márcia Lúcia - História
Professor Jefferson Chaves - Ética
Professor Mário Ferreira Costa - Matemática

Colégio Marista de Maceió

[email protected]



Relato de Experiência
Professora Márcia Lúcia

Assustada fiquei quando me apresentaram o WebQuest! "Lá vem essa história de novas tecnologias!!!" Pensei... E me perguntei: Como trabalhar tanta diversidade com o tempo tão limitado do professor?
E entre uma aula e outra as idéias foram fluindo e começaram a tomar forma. Pronto! Só falta ordenar e socializar essas idéias!
Foi dessa forma que surgiu o projeto Voto e Cidadania.
Uma metodologia audaciosa, sem dúvida, mas interessante, porque ocorre uma interação, muito mais dinâmica entre educador e educando, pois, o educando torna-se o autor da elaboração dos seus próprios conceitos de forma mais atuante.
Aprende a selecionar através da pesquisa, informações e passa a argumentar, criticamente, elementos do seu cotidiano, interagindo no contexto em que vive.
Outro lado positivo foi o envolvimento de outras áreas do conhecimento no projeto como por exemplo: Ética, Matemática, Redação, Língua Portuguesa, ...
Aos poucos, o susto inicial se transformou em contentamento, por perceber a importância dessa metodologia e do projeto na condução do processo educativo e pelo feedback do mesmo na formação de valores éticos entre os educandos.


Relato de Experiência
Professor Jefferson Chaves

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o apoio e as orientações do setor de informática (SINFE), que pioneiramente avança na era digital com essa novíssima metodologia, que é o WebQuest; dos quais pude sentir o grande entusiasmo e alegria dos alunos em trabalhar com esse recurso. Estamos preparando nossos alunos para o futuro que estar próximo; família iniciando-o com a grande rede mundial do qual dispõe de grande quantidade de informações; tamanha que os profissionais de hoje não dominam todos os conhecimentos produzidos e divulgados na rede. Nossos alunos estarão aptos a saberem trabalhar com essa gama de conhecimentos, pois sabemos que hoje vale mais saber usar as informações do que reproduzi-las. Mudar, inventar, inovar e transformar, o WebQuest desenvolve a criatividade e estimula o senso crítico.
Aos educadores meu conselho é experimente use o WebQuest e verão suas aulas darem um salto de qualidade, participação e entusiasmo.

Relato de Experiência
Professor Mário Ferreira Costa

No início relutei para aceitar a idéia de mudar, porém, diariamente, ao planejar e tomar conhecimento do processo fui ficando mais solto, mais à vontade como o novo.
Hoje tenho certeza, que o WebQuest veio para facilitar a vida do educador, pois se o elaborar é cansativo o desenvolvimento é salutar, uma vez que, o educando trabalha passo a passo e seus passos são propagados de imediatos, vistos e assistidos por eles.
Outro senão do WebQuest que considero por demais positivo é que, o aluno interpreta com mais firmeza, uma vez que está interpretando para criar algo seu, sem a fala do educador. Suas construções são únicas e muitas das suas, bem formuladas.
Por tudo isto, voto para a continuação do mesmo.