Repensando o Descobrimento do Brasil

PRODUÇÃO

1) O navegador português Vasco da Gama nascido em Sines, em 1469, realizou, por ordem do rei D. Manuel I I, a viagem que o tornou famoso, circunavegando, pela primeira vez, a África e abrindo um novo caminho para as Índias.
Em fins da Idade Média, o Oriente possuía o encanto de um paraíso terrestre. De lá vinham, os mais interessantes produtos exóticos.
O homem a quem confiou a expedição, havia sido Vasco da Gama, um jovem que, somente com vinte anos, já conquistara sólida fama de grande navegador, participando ao longo das costas ocidentais da
África.
A 8 de julho de 1497, teve início a aventura de 160 homens, sobre quatro navios.
A viagem ao longo das costas ocidentais da África transcorreu sem incidentes e, em 22 de novembro, foi superado o cabo da Boa Esperança, após oito meses de navegação de mares desconhecidos.
Em 20 de maio de 1498, os quatro navios chegaram a Calicute, na Índia. Transcorreram mais um longo ano no mar, entre aventuras de toda sorte, e, em meados de setembro de 1499, chegaram a Lisboa. A tripulação não retornava completa: entre os desaparecidos, estava também Paulo, irmão de Vasco. Aos sobreviventes foram tributadas solenes honras; foi erguido um templo, em Belém, e Vasco da Gama foi nomeado Almirante do Mar da Índia e Conde de Vidigueira.
Em 25 de dezembro do mesmo ano, atacado por uma moléstia infecciosa, Vasco da Gama morreu, em Cochin, com 55 anos.
André Santiago e Allan Laffitte 7ª B